quarta-feira, 11 de maio de 2011
Coluna do Tarso - Site Espaço a Motor
Credenciamento de Imprensa (link para a coluna no site Espaço a Motor)
Olá pessoal, nessa minha segunda coluna para o Espaço a Motor falarei sobre um assunto polêmico nos bastidores do automobilismo: credenciamento de imprensa.
Em qualquer evento (exposições, competições esportivas, shows...) existe o credenciamento de imprensa, destinado a selecionar profissionais aptos a trabalhar no evento para exercer algum tipo de atividade que tenha como objetivo divulgar o evento ou informar o público.
Nos eventos automobilísticos não é diferente. Todo evento possui algum tipo de credenciamento de imprensa e diversos tipos de credenciamento, cada um concedendo alguns direitos (e deveres) para os credenciados.
Jornalistas são credenciados para escrever textos (notícias ou sugestões de pauta) sobre o evento ou sobre seus clientes (pilotos ou equipes) e geralmente tem um acesso limitado dentro do autódromo.
Fotógrafos e cinegrafistas são credenciados para capturar imagens que serão posteriormente utilizadas em sites, revistas, jornais, releases... e possuem um acesso maior dentro do autódromo, podendo circular na área de box a qualquer momento e ter acesso a alguns locais da pista (sempre protegidos por muros e guard rails).
Em eventos regionais, geralmente o credenciamento de imprensa é mais "solto", devido a pequena quantidade de veículos de comunicação interessados.
Em eventos nacionais o credenciamento normalmente é mais rigoroso, com alguns critérios como tamanho de lente para fotógrafos ou comprovação editorial para jornalistas.
Infelizmente em alguns casos nem sempre o credenciamento é feito para quem tem interesse em trabalhar e divulgar o evento.
Em 2010 num evento nacional não muito divulgado, um veículo de comunicação teve seu credenciamento negado pois a assessoria do evento alegou que credenciamento seria apenas para quem tivesse MTB (registro profissional de jornalistas). Detalhe: esse era o único veículo de comunicação presente no evento, com excessão da assessoria do evento.
Na etapa de 2011 da Fórmula Indy em São Paulo, uma filial brasileira de um site americano foi credenciada. O "reporter/jornalista" escreveu um texto falando que era "cansativo e sem glamour" estar na pista e que era melhor fazer a cobertura do evento de casa, pela tv e internet. O evento soltou uma nota falando que o credenciamento foi feito a pedido da matriz e que, caso seja solicitado no proximo ano, será concedido. O credenciamento do veículo deve realmente ser aprovado, mas não deveriam credenciar a pessoa que escreveu esse texto. Se o veiculo quiser se credenciar, deve indicar outra pessoa, um profissional que pretende trabalhar e não alguem que está em busca de conforto e glamour.
Com relação aos fotógrafos, esse é um assunto ainda mais complicado. Alguns fotógrafos vão para os eventos com o único objetivo de vender fotos para os pilotos, sem nenhuma intenção de divulgar ou informar, e mesmo assim são credenciados enquanto alguns fotógrafos que possuem sites, cujo objetivo é ser revista digital de fotografia, acabam não sendo credenciados.
Uma pergunta que gostaria de fazer é: quem divulga mais um evento? um fotógrafo que vende 5 quadros, que ficarão em algum escritório ou oficina, e tem 10 fotos utilizadas em releases e que talvez nunca serão publicadas ou um fotógrafo que publica pelo menos 3 fotos de cada carro em seu site, divulgando todos os patrocinadores presentes no evento?
Muitas vezes um blog bem feito atinge muito mais pessoas que uma materia em um jornal impresso, cuja página será usada para forrar a gaiola do passarinho, mas infelizmente poucos blogs conseguem credenciamento para grandes eventos e no lugar dos blogs, alguns "profissionais" são credenciados para passarem o dia comendo de graçã na sala de imprensa e passeando pelos boxes.
Desculpem o tamanho do texto, mas era um texto que fazia algum tempo que eu queria escrever e a vontade aumentou após alguns casos de credenciamentos negados em eventos durante esse ano.
Abraços e até a próxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário